segunda-feira, janeiro 26, 2009

Sócrates, Magalhães e o Freeport

Bom, sejamos sinceros, não sou propriamente o melhor analista politico que existe, até porque não percebo ponta de politica mas, tenho um pouco de senso comum.

Aparece agora na televisão a escandaleira que afinal o Sr. Eng. Sócrates, e não não estou a fazer uma piada com o título de Engenheiro Sócrates porque tenha ele realmente tirado ou não, sinceramente não me interessa mas, voltando à questão, vem a dizer-se que o Eng. Sócrates aceitou uma luvinha para se autorizar a construção do Freeport e por causa do tio dele pedir dinheiro a não-sei-quem por não-se-sabe bem o que. Não interessa. A verdade é que estas questões levantam-se sempre em ano de eleições, pode ser coincidência mas eu não acredito. O que se põe em causa é que aparentemente o nosso Primeiro Ministro foi atacado publicamente por um acontecimento, a existência de um suposto e-Mail que foi enviado pelo tio dele, quer-me parecer que se o meu tio der um tiro num gajo qualquer, seja eu politico, mecânico ou cantoneiro de limpeza, não vou ser eu a ser julgado por esse facto. Haja algum senso comum e algum sentido de Justiça.

Desde que o Eng. Sócrates tomou o cargo de Primeiro Ministro, passou de bestial a besta, ou seja, quando era Ministro do Ambiênte ninguem falava dele, após se tornar Primeiro e apresentar algum trabalho, só é criticado por isso.

Este post não é um post de Defesa do Eng. Sócrates mas sim da posição que ele ocupa, pois toda a gente critica mas temos de aceitar o facto que foi o povo que o elegeu e por isso está lá justamente. Apesar de algumas ou várias decisões politicas não sejam acertadas, a verdade é que ele avançou com algumas politicas de interesse para o país.

A questão do Magalhães que toda a gente critica, apesar de não ser talvez a coisa mais importante do momênto, é uma questão importante. O Magalhães vem permitir que qualquer miúdo possa ambientar-se a um computador sem que para isso os país tenham de ter encargos brutais a comprar um computador para eles, não esqueçamos que hoje em dia quem não sabe mexer num computador é basicamente analfabeto.
Aceito como verdade que se devia dar mais importancia e prioridade a se melhorar as condições das escolas, melhorar as cantinas, as salas de aulas e os recreios, mas não esquecer que também tem de haver fiscalização sobre para onde vai o dinheiro que o estado entrega às escolas.

Isto acaba por remeter a uma outra questão, a questão das avaliações aos professores. É certo que eles não querem ser avaliados mas, como qualquer profissional, devem sê-lo. Talvez o modelo não seja o melhor mas, eu na minha empresa se não concordar com o modelo de avaliação o meu patrão diz-me que se não gostar me posso ir embora e, verdade seja dita, os professores não querem ser avaliados. A maior questão que eles levantam é a falta de tempo, mas a verdade é que muitos são professores, locutores de rádio, arquitectos, advogados, e afins, e, como exemplo que conheço de uma aluna que em Educação Visual na escola o professor mandava fazer um trabalho e quando ela (e os restantes) lhe entregavam o trabalhinho para ele avaliar ele nem olhava para lá dizia só "está muito bom, está muito bom" e continuava a desenhar nos seus projectos para os seus clientes, chegando o fim do periodo revia os trabalhos e chumbava metade. Será este o real motivo pelo qual os professores contestam tanto as avaliações?

Isto tudo para deixar a mensagem de que deixem-se de tretas quanto ao Freeport (o Freeport foi construido, abriu, faliu, fechou, abriu de novo e está a funcionar e) só ao fim deste tempo todo é que apareceu um email e um DVD para agitar as coisas? Deviam-se preocupar mais com questões como criar empregos e não a discutir de o Primeiro cometeu alguma ilegalidade ou não por causa do Freeport, se sim, bom para ele.
Quanto ao Magalhães, sim senhor mas deviam acelerar as entregas, conheço várias pessoas que já inclusivamente o pagaram e ainda não o receberam.
Avaliações dos Professores? Acho que sim, tal como qualquer trabalhador deve ser avaliado, até porque os Professores são tão importantes como qualquer outro profissional no país e não merecem por isso ser mais que os outros. Se são pagos para exercerem uma profissão é justo que sejam avaliados, até para justificar que se eles ganham do nosso dinheiro e não ensinem correctamente os nossos filhos, devem ser penalizados.


Se neste momento estão a pensar que eu sou um adepto do partido do governo informo que em todas as eleições que votei apenas votei CDU e BE.

Cumprimentos a Todos.

Sem comentários: