quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Nova Esperança: Cura para a SIDA?

HIV ao Microscópio Bom, sim senhor, finalmente uma noticia que traz esperança à Humanidade. Pois é um grupo de cientistas doidos pensaram numa solução alternativa para uma possível cura para a SIDA.

A SIDA é um vírus imune aos tratamentos actuais pois está em constante mutação, quando o vírus se reproduz no corpo, a cada geração, o vírus pode sofrer uma mutação. Esta particularidade para além de o tornar altamente imune aos tratamentos convencionais também o mantém no limiar da existência pois a cada mutação que sofre há uma probabilidade de ocorrerem erros genéticos e provocar a inabilidade do vírus sobreviver.

Ora é mesmo esta a premissa que os cientistas querem aproveitar, ou seja, querem acelerar o ciclo de mutação do vírus para que este rapidamente induza erros genéticos e com isso provoque erros genéticos fatais com maior probabilidade e mais rapidamente.

Ora, segundo o que parece em modelos de teste de curto prazo o medicamento está a ter resultados optimistas mas ainda terá de ser avaliado o processo a longo prazo pois não podemos para já avaliar o processo de mutação no sujeito hospedeiro / paciente.

Para uma leitura mais pormenorizada siga o link.

Sem comentários: